![]() |
Acervo do artista |
![]() |
Acervo do artista |
Dei-me o direito de iniciar as postagens pelo artista cujo trabalho em CD incentivou-me a gravar seguindo padrões de qualidade. O título “Demotape Ely Jr” (2014) faz referência ao tempo em que as fitas cassete eram usadas para divulgar o trabalho das bandas, muitas vezes de forma parcial e improvisada. E é este espírito que Ely afirma ter encontrado ao final da gravação de seu álbum solo de estréia.
Ely é cofundador da OTN, banda que em 2020 fez 33 anos de trabalho nos estilos rock e pop-rock (e que em breve figurará com seu trabalho próprio aqui no blog). De fato, são histórias indissociáveis. A parceria com Tatá, baterista do OTN falecido prematuramente em acidente de moto em 2014 está presente em 5 faixas. Jader Souza, cantor e compositor que teve a OTN como banda de apoio na gravação de seu disco Pierrot Moderno, assina ” Velha Novidade”. Seis das 11 músicas fizeram parte da set list da OTN em algum momento.
Totalmente gravado no estúdio Sonique Wall em Nova Lima, Demotape registra bem a atividade ao longo das décadas, com as guitarras do próprio Ely Jr., Renato Faria e de Cristiano Zannini (em “Cinderela Blues”). Outras participações são de Adriano Moreira (teclado), do irmão Ricardo Souza (ukulele), Miller Faria (violão Nylon) e Vitor Diegues (teclado). Renato faz o ukulele-bass da bonita instrumental “Tema para Chris e Isa”, e é responsável pelo trabalho técnico de gravação e equalização.
O que se ouve é um trabalho com bastante energia e diversidade. “Verdades”, “Sob a Noite” e “Eu” são faixas que fazem lembrar os primeiros discos do rock brasileiro dos anos 80, e não fariam feio se estivessem na programação das rádios daquele tempo. A citada “Tema para Chris e Isa”, “Amor Prematuro” e “Com mais Ninguém” são baladas suaves e com arranjos bastante agradáveis. A voz de Ely parece mesmo ser ambientada nos primórdios do pop-rock, sem privilegiar DNA de ninguém especificamente. Timbre e interpretações autênticas.
A inspiração na cultura da fita cassete não compromete a qualidade final das faixas. A curiosidade fica por conta da bateria programada por Renato Faria em todo o CD, que não fica devendo em qualidade e cujas linhas foram devidamente testadas – e aprovadas - por Gabriel Lisboa no show de lançamento.
Ely dedicou o CD a Paulinho “Cazuza” Atela, compositor falecido em 2005 e presente em duas faixas. “Demotape Ely Jr.” é um álbum cheio de histórias e sentimentos, bem sucedido a meu ver em trazer o espírito do pop-rock para o pós-2000.
Doctor Ray
Links:
https://soundcloud.com/elyjr
https://www.youtube.com/channel/UCloahs-N0x1wCOkXF_zDayw?view_as=subscriber
O CD físico encontra-se disponível para venda com o próprio artista pelo zap (015 31) 98913-8316.
Esse álbum marcou um momento especial em minha vida. É o meu debut álbum como produtor, arranjador e técnico de gravação. Uma oportunidade impar que meu colega e amigo Ely Jr me proporcionou. Gratidão pela confiança! Foi muito bom ter compartilhado e realizado esse sonho.
ResponderExcluirRenato, seu talento e contribuições foram fundamentais para atingirmos o resultado final desta obra!!! Gratidão!
ExcluirEsse álbum marcou um momento especial em minha vida. É o meu debut álbum como produtor, arranjador e técnico de gravação. Uma oportunidade impar que meu colega e amigo Ely Jr me proporcionou. Gratidão pela confiança! Foi muito bom ter compartilhado e realizado esse sonho.
ResponderExcluirE sem dúvida iniciou muito bem. Tanto que me animou a gravar meus dois álbuns no Sonique Wall e colocar o terceiro nos planos. Grande abraço!
ExcluirParabéns pela iniciativa Ramon!
ResponderExcluirObrigado, Professor! Siga o blog porque vem coisa muito boa por aí, com a ajuda de vários colaboradores. Abraço!
ExcluirSensacional o blog
ResponderExcluirO trabalho do Ely e fantastico , ele e um cara incentivador auto astral
Obrigado, Lila!!!’ Que venham suas composições!!!
ExcluirCom certeza, Lila! Em breve mais artistas e seus trabalhos aqui no blog. Abraço!
ResponderExcluirRamon, uma honra ser ser escolhido para iniciar este projeto espetacular!
ResponderExcluirEspero contribuir para a divulgação do seu ótimo trabalho, Ely. Em breve mais um artista/banda para o público conhecer melhor. Abraço!
ExcluirÓtima descrição do disco. Parabéns Dr. Um presente para meus ouvidos recebido do um grande colega de trabalho. Ely Junior coloca sentimento em tudo o que faz. Acredito ser a fonte dos trabalhos de qualidade, que são sua marca.
ResponderExcluir😍
ExcluirMuito obrigado, amigo. Fique por perto, virão mais artistas e suas músicas em breve. Abraço!
ExcluirParabéns...a Todos.. abraços ao grande Talento Guitar Man..Ely
ResponderExcluirValeu, Marcinho!!! Muito obrigado pelas palavras!
ExcluirObrigado, Marcinho. Retorne em breve para ver mais um artista/banda, suas músicas e suas histórias. Abraço!
ExcluirCD essencial da minha coleção. Ely e OTN fazem parte do meu aprendizado musical e Tema pra Chris e Isa é espetacular. Ely transformou o amor essencial em música.
ResponderExcluirVerdade, Diógenes. Não poderia ser diferente pela pessoa que ele é. Abraço e fique por perto!
ExcluirObrigado, Diogenes!!! Música pra alma!!!
ExcluirAmigo Ramon, Parabéns pela iniciativa!Anos atrás, cheguei a ter um blog onde exercitava a escrita em crônicas musicais, existenciais, e até esportivas! Espero que seu blog dê visibilidade à cena musical de nossa cidade, e também seja um espaço para você nos apresentar em detalhes a cena blues da região, seu trabalho, suas estórias. Adiante!
ResponderExcluirObrigado, Ricardo. A ideia é justamente dar luz à criatividade musical dos artistas da região. Coisa boa é pra ser mostrada. Abraço!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA estréia do blog já me motivou a comentar, sobre a iniciativa do Ely em fazer o disco autoral dele, na cara e coragem, com a produção do Renato e participação de vários músicos de NL. Acompanhei parte das gravações, numa fase especialmente difícil da minha vida, numa crise profissional desgastante e longa. O disco do Ely é um projeto raro aqui na cidade, e tem enorme valor, ao trazer para o público um produto bem acabado, bem gravado, com boas canções. Tive a sorte de participar discretamente de uma música, ao ukulele. Naquela época, 2014, teríamos ainda a triste partida do Tatas, um grande músico e amigo, fato que abalou a todos nós. O disco Demotape veio bem e preencheu um espaço vazio na cena musical da cidade. Que Venham mais projetos arrojados, Ely!
ResponderExcluirÉ sem dúvida uma obra carregada de sentidos e interseções. As histórias em torno dela poderiam gerar um novo álbum.
ExcluirMuito obrigado pelas palavras, Ricardo! Vc sempre foi uma importante influência musical para mim!
ExcluirObrigado pelas palavras, Ricardo! Vc é e sempre foi uma importante referência musical para mim! Gratidão!
ExcluirParabéns Ramon pela iniciativa! Valorizar e divulgar o trabalho dos músicos da nossa cidade é de suma importância. Eles são as verdadeiras riquezas de Nova Lima.
ResponderExcluirParabéns Ramon pela iniciativa! Valorizar e divulgar o trabalho dos músicos da nossa cidade é de suma importância. Eles são as verdadeiras riquezas de Nova Lima.
ResponderExcluirObrigado, Wilma. O trabalho dos artistas da região merece visibilidade. Em breve teremos aqui mais informações e links. Abraço!
ExcluirMuito legal, produzir um album é sem dúvida fazer história! Abraço, Barsa
ResponderExcluirSem dúvida, Barsa. É uma produção que envolve muito esforço e recursos, e encontra muitas barreiras. Abraço e fique por aqui, em breve tem mais.
ExcluirBoa! Interessante saber sobre essas curiosidades do disco. Parabéns, Ramon, Eli e todos os envolvidos no disco
ResponderExcluirObrigado, Marcel! E desculpe responder somente agora, nçao havia visualizado o comentário ainda. Abraço!
Excluir