![]() |
Acervo do artista |
O canto do artista de um lugar
O russo León Tolstoi usou de plena sabedoria ao tecer a célebre frase – “Seja universal! Fale de sua aldeia”. Vez por outra nos deparamos com aqueles que tem sensibilidade e percepção para descrever, com a arte, os lugares onde vivem. As memórias do passado, as angústias do presente, os sonhos e incertezas sobre o futuro de nossa comunidade, nossa paisagem, nossos cursos d’água, nosso ir e vir. A finitude da vida impõe e pressiona o fator tempo em nossos pensamentos. Quem dera pudéssemos saborear as ameixas, goiabas e jabuticabas de quintais que não mais existem, vertidos em novas construções e ruas. Os banhos de cachoeiras, ainda que viáveis, cada vez mais
restritos. Igualmente, os amores da juventude, as musas que tanto nos inspiraram no passado. O ambiente familiar, com os pais e irmãos, que tanto nos guiaram pelos valores dos quais nos orgulhamos. Sabores da cozinha de casa, que só de pensar já vem um aroma cálido, das iguarias da simplicidade, arroz com feijão ou uma simples broa de milho.
Anos atrás, ao retornar a NL, depois de quase 20 anos morando fora, conheci o Romero Bicalho, artista e compositor que adota em seu nome artístico a associação direta ao seu local de origem. Honório Bicalho, hoje bairro praticamente conectado geograficamente à sede municipal, tem sua origem na extração do ouro, desde os antigos tempos dos ingleses, que administravam a Mineração Morro Velho. Uma história rica, e marcada também por um passado triste, pelo uso de mão-de-obra escrava, em sua origem. Bicalho sempre significou para mim, um local de lazer, pela quantidade incrível de campos de futebol, coisa rara para uma cidade marcada por uma topografia acidentada, como NL. Além dos campos de futebol, uma série de chácaras e sítios ao redor foram locais de muita diversão e festas na juventude.
Honório Bicalho é também a terra natal do Romero, compositor que descreve com propriedade várias nuances de seu bairro, e também de NL. Reminiscências da vida, a relação com a família, com o sempre importante Rio das Velhas, o futebol, seja de várzea, seja o futebol do nosso Villa Nova. Bicalho está na música de Romero, com carinho, ótimas lembranças e como bom observador, com um pouco de indignação pelas mudanças impostas à comunidade e ao meio ambiente.
![]() |
Acervo do Artista |
A plataforma de música digital por streaming – Spotify – tem uma coletânea de gravações do Romero (link abaixo), onde suas canções em registros de 2006 a 2020 compõem uma mostra significativa de sua obra, repleta de cantigas, xotes, toadas e outras brasilidades autênticas. Nessas gravações, Romero se cerca de amigos, grandes músicos da nossa região, dentre eles e mais frequentemente, os rio-acimenses Renatinho Cosenza (viola caipira, violão, cavaco e vocal) e Cacau (contrabaixo), o santa-ritense Luciano Moreira (guitarra e violão), os raposenses Marcos Aguiar (teclas), Gustavo Gurgel (contrabaixo), Junio Shock (bateria e percussão), Leonardo (percussão) e Geraldinho (guitarra).
Sonoridades bem mineiras desse artista que se orgulha de cantar as belezas de sua terra, o que me remete à linda canção do Caetano Veloso, em sua fase pós-exílio, no início dos anos 1970s... “Todo dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia”... Adiante, Romero!
![]() |
Acervo do artista |
Para acessar a coletânea de músicas do Romero Bicalho no Spotify, acessar o link -
https://open.spotify.com/album/16YqqmtkzDuDu53xIeIRgC?si=OoiQuyTFRFGpbaDgi_SAtg&utm_source=copy-link
Ricardo Souza (colaborador). Novalimense, 56 anos de vida, geólogo e músico. Autor de "Caminhos" (vide este blog). Contato: racsouza@gmail.com .
Nota do Doctor Ray: em sua trajetória a partir de 2006 Romero lançou dois CDs físicos: "Romero e Banda" (foto abaixo) com 18 faixas, a maioria autorais, e "Homenagens", EP com 4 autorais - do qual ficaremos devendo a imagem da capa, que o blogger não aceitou. Mistérios da net...
![]() |
Acervo do artista |
Romero Bicalho um músico sensacional , generoso excelente cantor . So tenho a agradecer pela confianca .
ResponderExcluirRomero Bicalho um músico sensacional , generoso excelente cantor . So tenho a agradecer pela confianca .
ResponderExcluirObrigado, Lila. Sigamos divulgando o que é inédito e bom. Abraço!
ResponderExcluir