![]() |
Acervo do artista |
![]() |
Acervo do artista |
Percebe-se facilmente a imensidão de possibilidades no universo da música. Letras, acordes, melodias, métricas, timbres, arranjos, instrumentos, texturas, ritmos e muito mais!
Alguns artistas permeiam bem as diversas vertentes deste universo, passeando sem muitos percalços, inclusive em ambientes considerados antagônicos.
Mas somente alguns poucos músicos conseguem cooptar nuances múltiplas deste vasto universo, traduzindo-as em influências, às vezes escancaradas, às vezes de forma insinuada em um processo de composição.
Este é o caso de Ricardo Souza em seu álbum de estreia, “Caminhos”, obra que eleva a música para além dos rótulos convencionais criados pelo mercado musical.
O disco está prestes a ser lançado este ano (previsto para outubro de 2020), e foi gravado principalmente no estúdio CANTIM , por Vitor Dieguez , que assina a co-produção ao lado de Manassés Morais e do próprio Ricardo.
Das nove músicas disponíveis numa playlist prévia do álbum , sete são músicas instrumentais e duas canções , uma em parceria com Flávio Mota (Memórias e Imagens) , e outra com letra a quatro mãos (Aurora, letra de João Diniz e Flávio Mota) . Coube a Lislie Fiorinni emprestar sua belíssima voz às interpretações das mesmas.
Para composição de seu caldeirão sonoro, Ricardo cercou-se de um heterogêneo grupo de talentosos músicos, com estilos e instrumentos diversos, que tiveram a difícil missão de materializar em sons todos os seus anseios criativos. O que se viu nas gravações foi puro deleite por parte de todos, muitas vezes atuando em conjunto, sem se conhecerem propriamente.
O resultado final, por mais paradoxo que possa parecer, é de uma identidade clara, um DNA deste músico que sempre privilegiou a riqueza harmônica aos exibicionismos das notas velozes.
Ely da Conceição Souza Júnior (colaborador) - Engenheiro e guitarrista da Banda OTN. Lançou em 2014 o CD "Demotape".
Link:
(Atualizado em 04/01/2020)
Pós-edição (28/01/2020): Confiram a entrevista concedida por Ricardo Souza a Tutti Maravilha, renomado divulgador da música brasileira, em particular a das Minas Gerais:
Parabéns Ricardo ! Autenticidade, talento e criatividade no mesmo trabalho.
ResponderExcluirVida longa a música autoral
Isso aí! Fique por perto, amigo. Em breve mais um artista/banda e seu trabalho autoral aqui no blog.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns Ricardo, muito bacana seu som, a prévia ai do SoundCloud e tá show. Parabéns tbm ao Ramon Doctor Ray por ajudar a fortalecer a cena musical da cidade com esse belo trabalho.
ResponderExcluirObrigado, amigo. Valem dicas de artistas e bandas para postar aqui. Em breve mais trabalhos sensacionais como este.
ExcluirRicardo é o músico que te instiga a ver além da música, seu conhecimento musical aliado a técnica apurada, nos leva a vontade de querer sempre mais. Obrigado pelo privilégio de me mostrar sempre uma música ou artista com a mais alta qualidade. É sempre um prazer aprender com você!
ResponderExcluirOrgulhosa do seu trabalho e dedicação! Parabéns!! Melodias e músicas lindas.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário, e desculpe pela demora. Ele não estava visível para mim. Abraço!
ExcluirQualidade se aplaude e música boa se sente, né. Valeu pelo comentário, Diógenes, e fique por perto para ver mais artistas e seus lindos trabalhos.
ResponderExcluir